Avril Lavigne estará mesmo perdida no país das maravilhas? É o que diz um artigo publicado recentemente pelo jornal online The Globe and Mail. O artigo fala da evolução da Avril enquanto artista, dizendo que ela pode estar "perdida" no mundo musical e que não está a conseguir crescer juntamente com os seus antigos fãs. Também fala sobre a pouca lotação que a The Black Star Tour no Canadá está a conseguir e na pressão e na pressão por parte da gravadora. Vê o artigo aqui ou lê abaixo:
Avril Lavigne esteve no telefone, em directo de Calgary, falando sobre as difíceis situações pela qual ela passou durante as gravações do último álbum, Goodbye Lullaby, lançado depois de muita demora em Março.
"Houve bastante confusão em ambos os lados", ela adiciona "Eu acho que não foi bom nem para o álbum, nem pra mim e tão pouco para o processo criativo."
O contraste musical que cada faixa apresenta, mostra de onde vem a frustração da cantora. O produtor sueco, Max Martin, colaborou em quatro músicas, sendo uma delas o primeiro single, What The Hell.
Lavigne veio de um divórcio com o vocalista do Sum 41, Deryck Whibley, lutou contra sua gravadora que queria um material mais pop. Ela insistiu que gostaria de um álbum mais pessoal e acústico, onde a sua voz fosse notada. Nós ouvimos isso em faixas como "Wish You Were Here" e "Goodbye", uma balada escrita e produzida pela cantora. "Eu dei o meu melhor", ela acrescenta,"Agora está tudo bem".
Em algumas cidades canadianas, a The Black Star Tour está atraindo um público pequeno, com média de quatro mil a seis mil pessoas por concerto. As arenas são enormes e podem receber muito mais que isso. As críticas foram duras, em algumas perguntando quando é que a cantora de vinte e sete anos iria crescer e deixar de ser a skatista rebelde.
Mas isso não é tão mau, é uma boa pergunta. Ela esta a tentar amadurecer, mas infelizmente a sua ex-gravadora, RCA, parece ter muito interesse em continuar com a imagem de skatista rebelde. O caminho que a cantora deveria seguir seria algo como "Alice", canção no estilo de Chantal Kerviazuk, que foi lançado no ínicio do ano passado.
Infelizmente grandes gravadoras, não estão geralmente interessadas na carreira do artista. Eles focam no que é tendência, como o pop-sexy, não o artista em longo prazo. Isso é negócio.
Crescer com o público é um desafio, mas não é impossível. Neste ramo, é chamado de "dar um George Michael", uma referência ao cantor britânico que mostrou maturidade ao produzir "Faith And Freedom". O seu último vídeo foi bastante claro no que ele quis passar: Para criar uma imagem nova, precisas de derrubar alguns e explodir outros.
Uma coisa é que pode ser tarde para Lavigne. Ela corre muito perigo de ser deixada para trás. Na sua nova tour, ela toca para crianças mesmo quando está a tentar crescer. Como em Alice, uma pílula a faz crescer, já a outra, faz com que ela dimínua.
"Eu acho que ela está presa", diz Eric Alper, um veterano na música, que trata das contratações da eOne Music Canada. "Ela está presa em num lugar, sabendo o porquê das pessoas que gostavam dela no passado, e isso não faz com que ela deixe isso pra trás". Alper e eOne trabalham com artistas mais velhos, artistas estabelecidos. "Ela precisa de fazer o que quer fazer", ele adiciona, "Mas acho que ela ainda não está a querer isso".
Lavigne explodiu em 2002, como uma princesa do punk em seu álbum Let Go e o seu maior hit, Complicated. Os seus álbuns sucessores, Under MySkin e The Best Damn Thing, venderam muito bem. Ela tem uma linha de perfumes, é também uma grande artista na Ásia.
Então, sem venda de biscoitos para arrecadar dinheiro para Lavigne. Mas os seus fãs agora têm um pouco mais de vinte anos e não colocam fotos da cantora nos seus quartos. Provavelmente agora, eles têm outros super-heróis.
Quando questionada sobre o recrutamento de novos fãs ou a permanência de outros, ela afirma: "Eu realmente não penso nisso. Eu faço a minha música, vou em tour. Eu trabalho muito, faço o melhor que posso".
Este verão, Lavigne trocou a RCA pela Epic, onde ela diz que nunca se ajustou. "Eles realmente não me tentaram entender. Eram apenas pessoas de negócios a tentar desencorajar-me. Isso não é útil."
Isso fez com que a cantora mudasse para Epic, selo dirigido agora por L.A. Reid, o homem que assinou com a cantora seu primeiro contrato na extinta Arista Records. Ouvindo isto de Lavigne parece que ela e a Epic fossem realmente começar tudo do zero. "Eu nunca estou certa de como será o meu próximo álbum", diz a estrela. "Eu nunca penso nisso até começar o projeto".
Este tipo de visão não é boa para o artista, diz Alper: "Se quer ser uma artista com uma maravilhosa carreira, tem que pensar sempre nos próximos passo ao mesmo tempo, para que o seu público não vá embora enquanto está parada planeando o que fazer".
George Michael não foi o único artista a ter sucesso a mudar para uma nova categoria. Michael Jackson desapareceu ainda criança e voltou anos mais tarde e transformou-se no Rei Do Pop. Depois de deixar os N'Sync, Justin Timberlake amadureceu bastante como artista.
Justin Bieber está a criar a sua carreira a longo prazo. As suas parcerias para o próximo álbum serão com artistas veteranos como, Mariah Carey, Usher e Boyz II Men, o grupo que cujo nome apropriadamente descreve o truque formidável que o cantor está a tentar alcançar.
Mas Lavigne parece não possuir o talento e habilidade de Bieber, Timberlake e Jackson. Pouco tem. Ainda, sim, ela faz cara de má e diz que a sua tour está a ir bem e que está a tocar para "milhares de pessoas".
Uma audiência pequena é um sinal de alerta, mas não apenas financeiramente. "Isto pode abalar a confiança de um artista que toca para arenas vazias, e pode destruir a sua carreira", diz Alper. "Ela pode começar a fazer concertos horríveis e começar a pensar que não é o que as pessoas querem ouvir".
Em Alice, Lavigne disse algo desafiador: "Quando eu cair e atingir o chão, eu vou virar-me". No mundo real, é mais fácil falar do que fazer. As tocas de coelho podem ser fundas.
Fonte: The Globe and Mail
Tradução: Lourival Silva (AvrilREVOLUTION)Adaptação: AvrilLavigne.PT.la




22.10.11
AvrilLavignePT

0 comentários:
Enviar um comentário